Não é incomum ver as
rodoviárias e paradas de ônibus lotadas, os ônibus igualmente
lotados e, por outro lado, as ruas repletas de automóveis circulando
e os pátios das lojas abarrotados de automóveis a venda. Mas será
que a expansão demográfica é tão grande a ponto de transformar as
estruturas de mobilidade das cidades obsoletas? Será que o
incentivo ao consumo e a indústria automotiva são realmente o
principal fator para "crack" na mobilidade, sobretudo nas
grandes aglomerações urbanas?
Certamente este é um tema
de muitas pesquisas acadêmicas, nas mais diversas disciplinas, que
buscam as respostas para estas e outras questões com referência ao
trânsito. No entanto, aqui vou abordar o aspecto simbólico de tudo
isso. Talvez o leitor chegue a conclusão, assim como eu, de que este
é o principal fator a ser modificado para melhoria do transporte
público no Brasil.
É de conhecimento público
e não precisa ser expert em ciências sociais para saber que o
brasileiro adora o carro! Mas é necessário um pouco mais de leitura
para saber que o carro adquiriu um significado simbólico através do
tempo. Há estudos que atribuem uma condição erótica ao automóvel.
Isto mesmo! O carro como um signo de masculinidade e, seu oposto,
feminilidade. Faz sentido se observarmos como se trata e utiliza o
carro em busca aprovação entre os pares e na estratégia de
sedução.
Mas é sabido também que o
automóvel é signo de status social. Quanto mais atual, tecnológico
e de elevado valor econômico, tanto mais o carro simboliza a
ascensão social do seu dono. Faz parte dos objetivos pessoais e
profissionais do ocidental em geral: Ter um boa fonte de rendimentos,
uma boa casa e um bom carro. Este "sonho" constitui o
imaginário social, que forma a ideia, entre outras, de que o sucesso
profissional passa pelo transporte exclusivo, inserido na lógica
exclusiva do capitalismo. Daí a comum imagem dos centros urbanos
congestionados de carros apenas com o motorista no seu interior.
Assim, quando eu utilizo o meu carro para trabalhar, para me
locomover pela cidade, etc., e quanto mais valor econômico agregado
ao bem, mais sucesso é a mim atribuído.
E o transporte público!?
Este simboliza o oposto do automóvel. Se o carro é sucesso, o
ônibus é fracasso! Há exceções, como quando se tratar de
estudantes, por exemplo, pois estes estão em início de "carreira"!
Mas de modo geral o transporte público terrestre é concebido como
alternativa para os que não possuem carro. Por isso é concebido
como um ambiente oposto ao ambiente de exclusividade do automóvel.
Isto é, os ônibus, salvo algumas exceções como os luxuosos bus
de turismo, não existem para dar conforto ao cidadão. E, ainda,
associando o imaginário brasileiro à força do capital que
transformou este serviço público em negócio muito rentável e
perverso! Os sistemas de transporte público não visam um serviço
público de qualidade equiparada ao exclusivo automóvel (o que seria
uma subversão social), visa o lucro do empresário e o
distanciamento qualitativo entre o carro e o ônibus. Este poder
simbólico incute em toda a sociedade a condição sub-social do
transporte público.
Talvez seja por isso que a
população aceita as péssimas condições de conservação,
higiênicas e a utilização de ônibus antigos com baixa segurança
nas linhas. A propósito, linhas arbitrariamente impostas, em seus
trajetos e horários, sem o compartilhamento decisório sobre esta
prestação de serviços público. É melhor para o empresário um
ônibus abarrotado de "usuários" num determinado horário
ao invés de dois ônibus com os "clientes" bem acomodados.
O valor do bilhete é o mesmo para quem viaja em ônibus novo ou de
20 anos de uso, o mesmo para quem viaja em pé ou sentado. O custo,
aliás, é maior para quem utiliza o transporte público.
Neste cenário, as utopias
são sempre bem vindas. A utopia do passe livre ao transporte público
de qualidade, por exemplo. Fecho meu texto com uma frase que circula
pelas redes sociais. Uma utopia para o Brasil amplamente difundida
mas não utilizada como exemplo: "Pais rico não é aquele que
pobre anda de carro. É aquele que rico anda de transporte público".
Quero ver os ricos andarem de
transporte público no Brasil sem serem chamados de fracassados pelos pobres!!
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